Maria Clara Diniz tem 13 anos e representa Itapetininga na modalidade de Natação. A jovem atleta da categoria Infantil 2 se prepara os Jogos Regionais 2025, que pelo segundo ano consecutivo, serão realizados em Itapetininga.
Para esta edição de número 67 dos Jogos Regionais, a atleta Maria Clara está com muitas expectativas, principalmente em abaixar os tempos. “Temos nos dedicado muito e nossa equipe de natação está bem animada e feliz por representar nossa cidade. Será uma ótima competição”, afirmou a jovem.
Com relação as competições que participou representando Itapetininga, Maria Clara se destacou rapidamente. “A vitória mais importante foi a do Pró-natação que aconteceu em agosto de 2024, pois é um campeonato de alto nível estadual e foi a minha primeira vitória como atleta de auto rendimento. Marcou muito para mim. Foi o início de tudo”, disse a jovem atleta, que também participou de outras como a do Morumbi e do Guilherme Guido.
Recentemente, Maria Clara e a equipe de natação, coordenada pelo professor José Antônio Barreiros (Tó), participaram dos Jogos da Juventude, em Lençóis Paulista. “Vencemos a primeira fase e fomos para a final Estadual, onde nadei com atletas de altíssimo nível e com idades entre 12 e 17 anos. Para mim foi uma experiência incrível, e me fez sentir ainda mais desejo de fazer parte de tudo isso”, frisou a atleta de Itapetininga.
Maria Clara explicou que a modalidade tem um significado muito especial na vida dela. “Desde a disciplina, trabalho em equipe e amizade. É muito sobre superação pois não é algo fácil. Precisa de muito trabalho, precisa de dedicação, se trata de escolhas e sem dúvida é uma escolha que fiz que vai refletir muito lá na frente”, explicou.
Para levar um ritmo intenso de treinos e campeonatos, Maria Clara contou que precisa de muita disciplina e dedicação, desde uma alimentação saudável e muito descanso para recuperação, pois os treinos são rigorosos. “Essa rotina é crucial para alcançar o alto desempenho e manter a forma física necessária para competir em alto nível”, comentou.
Questionada sobre uma dieta, a atleta disse que se baseia em uma alimentação saudável. Come muita proteína, carboidrato, frutas e legumes, além de muita hidratação. E esse ritmo ajudou no modo de pensar e disciplinou, além da alimentação, também os estudos. Maria Clara passou a se comunicar melhor, a fazer mais amizades, pois antigamente, tinha muita dificuldade.
Sempre ao lado da filha, a mãe Patrícia Dias Diniz contou que aprendeu na adolescência a ter um amor pelo esporte, pois é algo extraordinário. De acordo com ela, ensina o respeito, a disciplina, a superação, a determinação para alcançar os objetivos, a fazer as escolhas certas para chegar ao objetivo.
“Sou grata pela escolha que ela fez em fazer parte da natação, e como pais, temos acompanhado as mudanças. Ela se dedica aos estudos pois é importantíssimo e também aos treinos. Damos o apoio necessário a ela e sempre procuramos estar presente e incentivando nas competições, não somente minha filha, mas toda a equipe de Itapetininga”, salientou Patrícia Diniz.
A mãe da jovem atleta ainda explicou que Maria Clara aprendeu muito nestes últimos meses sobre a importância da união, do trabalho em equipe. “O grupo se respeita e se admira. Um torce pelo outro. Se preocupa um com o outro. Acredito que o esporte é tudo na vida dos jovens de hoje em dia. É um alicerce e uma base para formar grandes homens e mulheres íntegros e com caráter. Isso é maravilhoso, não tem preço”, concluiu Patrícia.