“A natação significa força, foco, disciplina e que cada segundo vale muito”, começou o bate-papo a determinada atleta Alice Moreira Diniz, de 12 anos, da categoria Petiz 2 da equipe de Natação de Itapetininga, coordenada pelo professor José Antônio Barreiros (Tó).
A jovem explicou que pratica natação desde os 8 anos. A vontade começou depois de acompanhar a prima dela na equipe. “Me fez querer mais e mais fazer parte de tudo isso. No começo foi difícil, achei que não conseguiria. Mas a equipe me recebeu de braços abertos, tenho bastante apoio, paciência e muita força de vontade. Isso me ajuda a superar todos os desafios, vejo que cresci muito nesse tempo. É algo especial na minha vida”, disse Alice.
A atleta se prepara para os Jogos Regionais deste ano, que será em Itapetininga. “No ano passado eu estava apenas na torcida por minha equipe, pois não tinha idade para competir, mas depois de um ano me preparando para poder participar dos Regionais, estou muito ansiosa e animada pois é minha primeira vez, e estou com altas expectativas, quero muito baixar meus tempos, e conquistar medalhas para nossa cidade”, afirmou Alice Diniz.
Entre os campeonatos em que já participou, Alice destacou a do Morumbi, onde conseguiu a primeira conquista de 2025 e também baixou o tempo na categoria. Foi Prata e Bronze nos nados Costa e Craw.
Segundo ela, que se dedica bastante na modalidade, encontrou dificuldade em participar dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, onde representou a escola onde estuda. “Foi uma competição de alto nível com atletas de até 17 anos. Eu estava muito nervosa, mas consegui fazer todo o percurso e principalmente baixar meu tempo, fiquei muito feliz e realizada. Tenho aprendido muito com meu professor. A corrida é contra o tempo e ele me motiva muito isso, pois as vezes não acreditamos e é possível sim, alcançar nossos objetivos”, contou a jovem.
Para que esse e outros objetivos sejam concretizados, Alice Diniz afirmou que depois que passou a fazer parte da equipe, possui uma rotina muito regrada. Levanta às 6h da manhã, vai para a escola e depois intensos treinos de natação. Retorna para a casa somente a noite.
Minha alimentação precisa ser muito equilibrada. Aprendi a comer melhor e ter uma dieta muito saudável. Como atletas, precisamos comer bastante proteína, carboidrato, frutas, legumes e um acompanhamento nutricional para ajudar no desempenho”, exemplificou Alice.
Questionada sobre o que a natação mudou em sua vida, Alice Diniz disse mudou o jeito de ver o esporte. “A convivência com equipe, o respeito, a ser mais dedicada e buscar sempre evoluir em tudo, principalmente na escola”, completou.
O pai da atleta, Juliano Diniz Leite, avaliou a desempenho da jovem. “Primeiramente vendo minha filha praticar esporte que salva, que dá disciplina, comprometimento, saúde, perder os medos, superar os desafios, estar feliz e fazer o que gosta, é gratificante. Para um pai que nunca praticou esporte como eu, ver minha filha participar de competições, é algo muito especial”, disse emocionado.