“Pela primeira vez vou participar dos Jogos Regionais na areia e acredito que podemos conquistar um ótimo resultado. Estou bem ansiosa”, assim iniciou o bate-papo com a atleta de Vôlei de Praia de Itapetininga, Rafaela Mira de Araújo.
Hoje, com 27 anos, Rafaela contou que a descoberta pelo vôlei de quadra aconteceu aos 13 anos, iniciando na base do Sesi Sorocaba, que na época tinha uma parceria com o time de Iperó. “Fiquei um tempo por lá e, depois, participei de uma peneira no time da ACM Sorocaba. Fui aprovada e participei de alguns joguinhos. Voltei para o vôlei quando iniciei minha faculdade em 2017, participando de campeonatos universitários e jogando todas as modalidades possíveis, inclusive o vôlei de areia”, destacou Rafaela Araújo.
A atleta Rafaela contou que sempre costumava bater bola com os pais no grupo que eles jogavam na areia, mas nunca tinha pensado em jogar em duplas, até que, em 2023, uma das meninas que jogava com a mãe dela chamou para treinar, e não é que Rafaela gostou? De acordo com ela, sim.
Não ficou tanto tempo. No início de 2025, participou de um torneio iniciante com uma amiga. Algumas pessoas convidaram para jogar com elas e Rafaela começou a treinar.
Durante a conversa, a atleta contou que com o tempo, evoluiu bastante, aprendeu realmente as regras e os fundamentos do vôlei de praia e recebeu o convite da minha atual parceira, que já conhecia das quadras.
“Fiquei muito feliz com o convite, participamos de alguns torneios pela região e conquistamos bons resultados. Estou confiante. A energia em quadra com a minha parceira é sempre leve e com alegria”, disse Rafaela.
Com a Rafaela, a outra atleta de Itapetininga que vai disputar os Jogos Regionais é a Kelly Aparecida de Oliveira Pedroso. As duas atletas são coordenadas pela professora Andressa Cunha, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga para os Jogos Regionais 2025.
Aos 35 anos, ela contou que iniciou as atividades esportivas quando estava com 11. Participou dos Jogos Escolares e após isso, foi chamada para jogar pela equipe representando Itapetininga, onde foi preparada pelo professor José que ensinou desde o básico até a base. “Tudo o que eu sei, sou muito grata ao professor José e ao professor Alexandre, que deu continuidade após a base. Então, esses dois professores são muito importantes na minha vida”, disse a jovem atleta.
Ainda de acordo com Kelly, durante a adolescência, ela participou de Jogos Escolares, Jogos da Juventude, do Estado, da Liga e também dos Jogos Regionais, representando Itapetininga.
“Aos 22 anos, me mudei para o Vôlei de Praia, onde eu venho jogando desde então, torneios mistos, feminino e Regional. Joguei representando Itapetininga os Jogos Regionais. Nesse período, participei de três anos seguidos dos Jogos Regionais”, falou a atleta Kelly.
Após isso, Kelly jogou por outra cidade também e conquistou títulos. Este ano, tem a oportunidade de representar a cidade natal, Itapetininga, juntamente com a parceira, tanto em quadra quanto na areia.
“A gente vem disputando, desde o começo do ano, vários campeonatos, vários torneios regionais preparatórios para os Jogos Regionais. Tivemos grandes resultados de vice, de campeãs. Estou muito confiante e vamos em frente”, finalizou confiante a atleta.