A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Assistência Social, segue com seu trabalho intensificado nas Blitz Sociais, com buscas ativas e atendimento a pessoas em situação de rua em virtude das baixas temperaturas registradas no município nos últimos dias.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, na noite desta quarta-feira (02), 38 pessoas foram atendidas na estrutura de atendimento e acolhimento montada anualmente para atender as pessoas em situação de rua, total superior à média de 25 por noite registrada durante a última onda de frio.
No local são oferecidos pernoite, alimentação, banho e cobertores para aqueles que, durante a busca ativa da Blitz Social, desejarem se abrigar.
As Blitz Sociais da Secretaria de Assistência Social são fundamentais neste trabalho de acolhimento. Normalmente acionadas em períodos de frio intenso, o serviço continuará ativo enquanto as temperaturas permanecerem baixas.
Participam das ações equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, com o apoio da Guarda Civil Municipal, do Fundo Social de Solidariedade e Associação Novo Tempo.
As blitz monitoram todo o município, especialmente pontos da cidade onde são registradas concentrações de pessoas em situação de rua.
Locais como o Largo dos Amores, praças do Rosário e Siqueira Campos, rua Virgílio de Rezende, avenida Prof. Francisco Válio, Estação Rodoviária e avenida Dr. José de Almeida Carvalho são constantemente visitados pelas equipes.
O trabalho das Blitz consiste em uma aproximação que leva em conta, acima de tudo, o diálogo e a tentativa de convencimento. Além disso, as pessoas em situação de rua também podem aderir ao serviço de acolhimento espontaneamente.