Um jogo que exige análise, estratégia e tomada de decisões rápidas, o que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade de concentração e da memória. Estamos falando do jogo de damas.
A modalidade possui grande importância no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais tanto em crianças quanto em adultos. O jogo estimula o raciocínio lógico, a concentração, a memória e a capacidade de planejamento, além de promover a socialização e o respeito às regras.
Representando Itapetininga, sob a coordenação do professor Marcos Ellerson Azevedo da Silva, equipes masculinas e femininas disputam a modalidade nos Jogos Regionais, que neste ano, são realizadas no Clube Recreativo, no centro.
Pelo masculino até 21 anos competem: Adryel Batista e Silva, Andrey Vinicius Camargo Fiuza, Fernando Coelho Pellegrino, Geovane Ferreira Rodrigues Costa, Henry Braz Marques Romão e Pietro de Miranda Mateus.
Pelo feminino até 21 anos competem: Amabylle Carollyne Barros Silva Marton, Anyellen Camille Barros Silva Marton, Gabriela Nalesso de Souza, Giovanna Ricarte Guimarães do Carmo, Maria Jullia Ricarte Guimarães do Carmo e Olívia Gomes Diniz.
O jogo de damas pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para ensinar conceitos matemáticos, como contagem e padrões, e para estimular a criatividade e a resolução de problemas.